quinta-feira, 14 de abril de 2011

Em busca da felicidade, afinal o que é ela?

         Ei! Voce ai! Você nâo está feliz? Está procurando a felicidade? Pois saiba que ela está mais perto do que você pensa. A felicidade pode, ou melhor está em coisas simples. Nâo fique procurando-a, nâo se preocupe em acha-lá, você vai topar com a felicidade quando parar de procura-lá!
         A felicidade está nas verdadeiras amizades, na família, no amor, no riso, em uma boa saúde, em descanso, em relaxamento, em comida boa, em bons filmes, sites , programas, parques e outras formas de diversâo e lazer, enfim, está no prazer, está em um abraço ou um beijo, no ato de carinho. A felicidade também é liberdade, as vezes é orgulho. Para alguns, liberdade é fazer o bem, é simplesmente a sensaçâo de bem-estar. Para mim, felicidade é sentir-se bem com o que voce é e com quem está ao seu redor. É ter alguém para compartilhar momentos alegres e estar de bem com a vida, tendo vontade de viver e aproveitando cada dia, é sorrir mais e estar disposto sempre.
        Em minha opinião, a felicidade tem a ver com a ansiedade para que coisas legais aconteçam logo e com a saudade, a lembrança de coisas boas que já aconteceram.
        Segundo a revista SUPERINTERESSANTE, Abril-2005, pag. 52, felicidade é, tirando ''amor'', a palavra mais difícil de definir. Veja algumas tentativas.

                      FELICIDADE É...

    ...a atividade da alma dirigida pela virtude.   Aristóteles, filósofo grego. (384-322 a.C.)

    ...uma boa saúde e uma memória ruim.   Ingrid Bergman, atriz sueca. (1915-1982)

    ...um estado imaginário, antes atribuído pelos vivos aos mortos, hoje geralmente atribuído pelos  adultos às crianças e pelas crianças aos adultos.   Thomas Szasz, psiquiatra húngaro. (1920)

    ...o caminho. Portanto não existe caminho para a felicidade.   Mahatma Gandhi, líder nacionalista  indiano. (1869-1948)

        É muito interessante esses modos de pensar acima, que nos fazem refletir mai sobre a felicidade. Há quem diga que a felicidade não existe, é um estado de espírito. Difícil de explicar, é um sentimento que causa polêmica. Concordo com todas as definições acima.
        A Ingrid Bergman, atriz sueca, que dizia que felicidade é uma boa saúde e uma memória ruim, se refere que felicidade é esquecer dos problemas e dos momentos ruins.  O Gandhi (líder nacionalista indiano) que dizia que não existe caminho para a felicidade porque a felicidade é o caminho, parece estar certo no meu ponto de vista: temos que ser felizes, sem ficar procurando por isso.  Outros dizem que a felicidade não existe, mas o que existe são momentos felizes; e alegres.
        Veja o poema de Antonio Carlos Jobim; Vinícius de Moraes, que trata da felicidade (fragmento) :

O segredo da felicidade

  (...)

   A felicidade é como a gota
   de orvalho numa pétala de flor
   Brilha tranquila
   Depois de leve oscila
   E sai como uma lágrima de amor.

  (...)

   A felicidade é como pluma
   Que o vento vai levando pelo ar
   Voa tão leve
   Mas tem a vida breve
   Precisa que haja vento sem parar

  (...)

        Estes poetas comparam a felicidade com elementos leves, frágeis, passageiros...
Cada pessoa tem um ponto de vista diferente sobre o assunto. E para você, a felicidade é comparada com o quê?
        Temos que ter em mente que, como diz o ditado, não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. Mas, se o que é bom dura pouco, vamos curtir sempre, aproveitar, lembrar que viver é ser feliz e levar as coisas de forma mais engraçada.
        É bom pensar na diferença de ser e estar feliz, pois estamos muitas vezes felizes, mas não somos felizes. Pois não é possível ser feliz a cada minuto de uma vida inteira , e é exatamente essa a diferença: ser fala da sua vida toda e estar fala do momento, do agora, portanto, eu estou feliz , mas não sou feliz.
        Ler uma piada bem engraçada pode provocar alguns momentos felizes. Uma das preocupações dos cientistas é estudar a felicidade, no mínimo identificar como o organismo humano reage quando ri. Leia o trecho de uma reportagem que afirma: ser feliz é muito mais simples do que se pensa.

Simples? Então explique

      Tem uma ideia central: não leve tudo tão a sério. ''Leveza'' é a palavra-chave. Não quer dizer que todos devemos instalar um sorriso permanente no rosto e começar a achar graça em tudo o que acontece. Leveza significa entender que até as melhores sensações tem fim, assim como não há aborrecimentos que durem para sempre. Não é para se tornar um bobo-alegre: ás vezes as circustâncias nos obrigam a reagir de jeito negativo,  isso não é necessariamente ruim.
      O economista e filósofo Eduardo Ginnaetti, autor do ótimo livro Felicidade, chama a atenção para a diferença entre ''ser feliz'' e ''estar feliz''. ''Existem pessoas que levam uma vida cheia de momentos de prazer, mas que não têm um caminho ou um significado. No extremo contrário estão aqueles que abrem mão do ''estar feliz'' por só pensar no futuro e viver com prudência demais''. Talvez o melhor caminho esteja entre esses dois. Atingir esse equilíbrio não é moleza e infelizmente não há fórmula mágica nem manual completo. O lance é prestar atenção a si mesmo e ir mudando aos pouquinhos. As tranformações mentais demoram e não são fáceis. Demandam um esforço constante.
       Felicidade não é um fim em si, e sim uma consequência do jeito que vôce leva a vida. As pessoas que procuram  receitas e respostas complicadas para ela acabam perdendo de vista os pequenos prazeres e alegrias. É o dia-a-dia de uma pessoa e a maneira como ela reage às situações mais banais que definem seu nível de felicidade. Ou para resumir tudo: um jeito garantido de ser feliz é preocupar-se menos em ser feliz.
                                                                                               SUPERINTERESSANTE. abr. 2005 p. 50

       Dinheiro não é tudo, nem todo rico é feliz e nem todo pobre é triste. É isto o que comprova o gráfico de felicidade da revista SUPERINTERESSANTE (2005).
       A Tanzânia é o país mais pobre em renda percapita anual em dólares, entre os outros do gráfico,e o país apresenta 60 % de felicidade em média. Os Estados Unidos, país mais rico, com 90 % de felicidade, perde para a Irlanda e Holanda neste nível. A Holanda é o país mais feliz, com 97 % mais ou menos de felicidade, é um pouco mais rica que a França e mais pobre que o Japão. A Ucrânia, que tem em média  $4 mil de renda percapita anual é a menos feliz com menos de 40 % no nível de felicidade, sendo mais rica que a Tanzânia, Nigéria e Índia.
       A Nigéria, por exemplo, é bem pobre, o segundo país mais pobre do diagrama e mesmo assim é bem mais feliz do que vários outros países mais ricos, com 83 % de felicicdade. Ganha por exemplo do Japão, segundo mais rico do diagrama e com 80 % de felicidade. O Brasil, mais rico que a Turquia , com mais de $7 mil de renda é quase 80 % feliz no diagrama , é um bom nível. Isto mostra que os mais pobres também são bem felizes e os ricos, são , mas não mais do que os pobres necessariamente.
       Dá uma olhada abaixo:

Ditado esperto

     Não é só uma frase conformista: dinheiro, de fato, não traz felicidade. Desde que uma pessoa tenha suas necessidades básicas atendidas , um bolso recheado não traz felicidade por si só. Uma pessoa pessimista, que não se valoriza , não conhece as próprias necessidades e tem relações tumultuadas com outras pessoas dificilmente será feliz, mesmo que seja milionária.
                                                                                            GALILEU. abr. 2005. p. 46

       Então, a dica é: curta a vida, sorria mais e não seja pessimista. Assim é mais fácil ser feliz do que ficar correndo atrás da felicidade. Sacou?!

                                                                Um beijo, da Mariana.

2 comentários:

  1. Meu amor, você tem o dom das letras... Tenho muito orgulho de ser uma cidadã tão consciente, educada e sensível! Você e uma estrela que brilha e trará muita luz a muitos!!! E por falar em felicidade, me sinto muito feliz de te-lá na minha vida! Te amo muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por me fazer feliz tambem Pa. Te amo!

    ResponderExcluir

Sinta-se á vontade para dar sugestões e comentários.